segunda-feira, 31 de outubro de 2011

30.10 - Málaga - Granada


Hola,

Hoje saímos cedo do hotel, em direção a Granada. Nos despedimos de Málaga com o sol nascendo no mar, lindoooo!!!

A viagem não é muito longa, em torno de 130km. Granada esta situada em uma extensa planície e três colinas: a do Sacromonte, a do Albaicin e a da Alhambra.

Chegamos em Granada e fomos direto ao Palácio de Alhambra.. Patrimônio da Humanidade, foi construído no século XIII, durante a ocupação árabe na Península Ibérica. O lugar impressiona, um palácio mouro, de cúpulas e arcos com pontas, pátios sombreados e telhas brilhantes. Em todos os lugares se escuta o som da água, um tesouro raro na Espanha arida. Caindo nas fontes, fluindo pelos graciosos canais, a água foi transformada numa forma de arte aqui.

Generalife, um dos mais requintados jardins da Espanha fascina com os jatos de água, terraços de rosas, lírios, jardineiras, arbustos podados em formato de paredes de castelos e ciprestes. Lindo demais!!

Caminhamos muito para conhecer cada espaço, no final estávamos exaustas, mas valeu a pena. Não é a toa, que é o ponto turístico mais visitado na Espanha, um lugar espetacular.

Depois fomos ao hotel, nos acomodamos e almoçamos. O restinho a tarde foi para um descanso rápido. Antes da janta tomamos um chimarrão.

Para encerrar o dia e nos despedirmos de Granada, fomos a uma casa típica cigana, assistir a uma apresentação de flamenco. O lugar bem legal, visitado e recomendado por Michelle Obama. No final da apresentação vimos Granada a noite, lugar totalmente diferente do dia. Fomos até Sacramonte, e vimos uma vista linda de Alhambra iluminada, um espetáculo.

Hora de descansar que ninguém é de ferro! Amanha seguimos a Madri, passando por Toledo.

Abraço a todos!

Mara
GRUPO AMIGOS A BORDO EM PORTUGAL ESPANHA E MARROCOS














29.10 - Rabat - Málaga

Ola amigos,

Nos despedimos do Marrocos com um gostinho de quero mais!! Uma semana foi pouco para aproveitar tudo que a região tem a oferecer. Fica a vontade de retornar! Inchala!

Fizemos o mesmo caminho de retorno, passamos pelo estreito de Gibraltar e seguimos em direção a Málaga. Voltamos ao mesmo hotel, desta vez com um dia lindo de sol, céu e mar azuis!

Almoçamos e aproveitamos o resto da tarde. Cada um a sua maneira, descansando, fazendo compras, curtindo a praia. A noite como sempre, jantamos juntas. Depois da janta, uma conversa fora, umas comprinhas na loja do hotel e cama!
Ganhamos uma hora com a troca do horário na Espanha, a diferença para o horário brasileiro que era de 04hrs agora é de 03hrs. Mesmo assim, amanhã o dia começa cedo!

Seguimos em direção a Granada!

Bj a todos!

Mara
GRUPO AMIGOS A BORDO EM PORTUGAL ESPANHA E MARROCOS



28.10 - Rabat

Ola

Hoje tomamos café e saímos do hotel. Conhecemos um pouco de Rabat, capital administrativa e política do pais.

Nosso guia local foi muito legal, divertido demais! Aqui gostam muito do Brasil, todos falam que pensam em conhecer, principalmente o Rio de Janeiro! Futebol e samba, chegam logo na conversa!rs

Enfim, começamos visitando o Mausoléu de Mohamed V ( o pai do atual rei do pais). Foi construído por 400 artesãos, de diferentes partes do pais, por 10 anos. O povo tinha profunda admiração por este rei, e hoje transferem ao seu filho, rei Mohamed VI.

Até tentamos um chai com ele no palácio, mas infelizmente não conseguiu nos receber!rs O lugar é maravilhoso, totaliza 42 hectares, sendo o palácio 5 hectares. O rei não mora la, somente governa. Mora na cidade vizinha. Ele é visto como moderno, revolucionário.

Também visitamos a Kasbah dos Oudaias, um forte com vista panorâmica do Atlântico. Um lugar onde as pessoas vão pra conversar, comer uma coisinha, beber no final de tarde. Muito bonito.

Almoçamos em Larache, no mesmo restaurante que havíamos almoçado na vinda, muito bom.

Seguimos a viagem em direção a Tanger, 6ª cidade mais populosa, com 750 mil habitantes. Nosso hotel é na beira da praia! Ainda deu tempo de darmos umas voltinhas, nos despedindo do Marrocos! Jantamos no hotel, com direito a pétalas de rosa na mesa!rs

Amanha seguimos em direção a Espanha!

Adios!








sexta-feira, 28 de outubro de 2011

27.10 - Prá lá de Marrakesh!

Bomm diaa!

O dia amanheceu ensolarado, com um lindo arco íris na vista da janela do quarto! Tomamos café e logo pegamos a estrada em direção a Rabat.

No caminho passamos por Casablanca, capital econômica e industrial, fundada no século X, possui mais de 5 milhões de habitantes.

Ganhou fama com o filme, mesmo não tendo nenhuma cena gravada aqui, tudo em estúdio.

Passamos pela Mesquita de Hassan II, considerada a segunda maior do mundo. Foi inspirada no verso do Alcorão que diz: “ o trono de Deus foi construído sobre as águas”, esta localizada sobre um promontório voltado para o Atlântico. Um lugar lindo, que inspira a meditação!

De lá seguimos para o almoço, em um restaurante da costa. O mar estava bem revolto, em função disso decidimos não dar aquele mergulho!rs

Após o almoço, um tempo para compras, talvez o último tempo que teremos para isso no Marrocos ( elas quase choraram quando falei isso) rsrs

Seguimos para Rabat. Chegamos no final do dia, mas ainda deu um tempinho para uma volta antes da janta. Algumas preferiram descansar, já que o tempo não estava muito bom.

Amanha conhecemos um pouco de Rabat e seguimos para Tanger. Já estamos em ritmo de despedida do Marrocos, sniff, sniff!!

Bj
Mara
GRUPO AMIGOS A BORDO EM PORTUGAL ESPANHA E MARROCOS










26.10 - Marrakesh

Salamaleco!

Começamos o dia conhecendo Marrakech, capital dos bereberes, bijuterias, especiarias, cosméticos, peles. Tem 300 dias de sol por ano, esperamos não ficar com dois dos 65 restantes!rs É conhecida como a cidade vermelha, devido a pintura dos prédios, casas, etc. Em função do Siroco, um vento muito forte que traz areia vermelha e muitas vezes chuva, optaram por pintar tudo na cor vermelha, para não fazerem retoques constantes na pintura. A cor combinou muito bem!

O dia começou cheio de atividade. Começamos pela mesquita Kutubiyya, principal monumento e ponto de referencia. O minarete da mesquita pode ser visto de muitos pontos da cidade, serviu de inspiração para a mesquita de Sevilha ( Giralda) que também conhecemos. Permitida entrada somente aos muçulmanos.

Seguimos para a Praça Djemaa El-Fna, que é bem próxima. Resumindo, uma loucura!rs Um mercado frenético a céu aberto, com os mais diversos tipos de mercadores, como malabaristas, encantadores de serpentes, arrancadores de dentes ( estes parecem ter por missão extrair todos os dentes do Marrocos, pelo que vemos na maioria das pessoas por aqui, não existe tratamento dentário, a extração é vista como solução), mágicos, ciganos,etc. É uma loucura, se na Medina de Fes encontramos muitas mulas e bicicletas, aqui são motos, muitas. E andam em alta velocidade, tanto na praça, como nas ruelas da Medina. O transito é caótico, mas eles se entendem, buzinando, gritando, mas se entendem!rs A grande Medina tem 17km de muralhas, 14 portas.

O Palácio El Bahia, é o mais impressionante dos palácios de Marrakech, construído em fins do século 19. É composto por um emaranhado de pátios, salões e jardins internos. Lindo, considerando a decoração e a disposição dos espaços. Considerada arte moderna, floral, geométrica e caligrafia. As cores usadas são todas com tintas naturais, vindas da amapola, açafrão, canela, flor de laranjeira, etc. O dono do palácio tinha 04 esposas e 28 concubimas, o nome vem em função da sua esposa preferida. No pais a poligamia não é proibida, e ainda existe. Considerando a legalidade, cerca de 4% dos homens possui duas esposas. Lembrando que isso só é possível, considerando a aprovação da primeira esposa! E viva o Brasil!!rsrs

Ainda passamos pelas tumbas de Saadian, pela farmácia Berebere, por lojas de artesanatos.

A tarde fomos a um shopping da associação de artesãos, um lugar enorme, cheio de coisas lindas! Depois passamos no centro da cidade, para ver umas roupinhas, parte mais moderna!rs

A noite fomos ao show fantasia, com apresentação de danças típicas de diversas regiões do Marrocos, apresentação de cavalos árabes e uma janta típica marroquina. Muito legal, nos divertimos muito, até damos uma volta de camelo!rs

Marrakech é um lugar espetacular, dois dias são quase nada para conhecer tudo que tem a oferecer. Masssss.... amanha vamos embora, seguimos para Rabat, passando por Casablanca!
Bj
GRUPO AMIGOS A BORDO EM PORTUGAL ESPANHA E MARROCOS







quarta-feira, 26 de outubro de 2011

25.10 - Fez - Marrakesh

Oooooi,

Hoje acordamos cedo ( prometo não contar mais isso, já que, mencionei varias vezes e essa é a nossa rotina por aqui, difícil, rsrs) e seguimos pra la de Marrakech!! rs

Foram pouco mais de 500Km, mas que passaram de forma rápida e divertida! Entre piadas e historias engraçadas, fizemos uma retrospectiva da viagem até aqui! Ai falamos de quem esqueceu o cadeado da mala no Brasil, de quem caiu sentada dentro da mala a noite, de quem deixou sem querer a colega na sacada e saiu trancando a porta do quarto, das ofertas de camelo e petróleo por essas gatinhas brasileiras, do casamento marroquino, do chimarrão de água com gás e erva com chá ( bem bom, pensei que teria gosto de ice tea, mas foi tranqüilo... rsrs) Conversa engraçada esta!rsrs

Depois de uma passada por Meknes, segunda capital religiosa do pais, com cerca de 750 mil habitantes, chegamos em Marrakech.

Só deu tempo de darmos uma volta e irmos para o hotel, que alias é muito legal! Jantamos e depois  tomamos um chimarrão a beira da piscina!! Muito difícil essa vida!

Amanha ficamos por aqui! Quem sabe uma voltinha de camelo e/ou uma tatuagem de hena!!rs

Bjs a todos!

Mara
GRUPO AMIGOS A BORDO EM PORTUGAL ESPANHA E MARROCOS









24.10 - Fes (Marrocos)

Ola,

Estamos em Fes a capital artesanal do Marrocos, 1ª capital imperial do pais, até 1912. É o principal centro cultural e religioso do Marrocos. Abriga a mais antiga universidade do mundo. Patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. As cidades muradas, medinas, são as principais atrações. E é de la que vou falar.

Passamos boa parte do dia dentro da Medina, uma cidade murada, com 9.640 ruas, sendo mil delas sem saída. Acompanhadas do Andrés, guia local, percorremos cerca de 6km, sem repetir nenhuma rua. Não vou me estender no texto, por mais que tente, não vou conseguir transmitir a sensação de estar neste lugar. Um mundo totalmente diferente do que vivemos, com ruelas estreitas, pessoas por todos os lados, mulas, bicicletas, gatos, galinhas, diversos cheiros e sons. De um lado um comércio precário, pouca higiene, pessoas nos chamando de todas as partes, pobreza, e de outro, lugares maravilhosos, construções incríveis, mesclando madeira esculpida, azulejos, mármore.

Entre outros lugares passamos pelo curtume de Fes, conhecido pela forma artesanal e precária que as pessoas trabalham. Para terem idéia, antes de entrarmos nos deram ramas de hortelã para colocarmos no nariz e tentarmos disfarçar o cheiro!rs Não deu muito certo, vida difícil a nossa!rs

As compras foram feitas em lojas de bronze esculpido, tecido, couro, madeira, tapeçaria etc. Com este grupo não tem como fugir das compras!rs

Este país esta nos passando uma energia muito boa! Apesar de nossa diferença cultural, os marroquinos nos recebem de braços abertos, com respeito pelas religiões, mostrando que cada pessoa tem a liberdade de demonstrar e sentir da sua forma o que sente e no que acredita.

E é respeitando essas diferenças que estamos vivendo tudo de forma muito intensa. A noite fomos a um jantar típico, com espetáculo de danças, mágicas e simulação de casamento marroquino. O lugar é espetacular, um palácio do século XIV. Foi muito divertido, participei da simulação do casamento ( deixando claro que amo meu namorado, e não casei de verdade... rsrs) A roupa é extremamente pesada, não é fácil ser rainha!rsrs

Seguem umas fotinhos!

Amanha nos despedimos de Fes e seguimos para Marrakech, passando por Meknes. A viagem é longa, cerca de 550Km.

Saudades de todos!

Bj
Mara
GRUPO AMIGOS A BORDO EM PORTUGAL, ESPANHA E MARROCOS